quinta-feira, 17 de junho de 2010

Criar um leitor eficaz

Actividade - GIP Leitura – 25 de Março
Formandas: Elsa Vasco, Filomena Ruivo, Manuela Saturnino, Melânia Veiga
1. Estratégias e modos de orientar a leitura a fim de melhorar os desempenhos dos alunos enquanto leitores tendo em conta as características referidas na p. 15.

Componente afectiva

• Dar a conhecer um leque variado de escritores com diferentes tipos e temas de escrita;

• Mostrar os livros na aula numa abordagem paratextual, incluindo a análise das ilustrações;


• Proceder à leitura de excertos escolhidos, tendo em conta o desenvolvimento da acção, e suspender a leitura num momento crucial da intriga;

• Na escolha dos temas, ter em consideração a sensibilidade da turma;


• Os livros seleccionados deverão pertencer a escritores com estilos e temáticas bem diferenciados, levando os alunos a perceber que os escritores não são todos iguais;

Componente Prática

• O aluno requisita o livro na biblioteca, lê o livro e partilha a leitura na turma;

• O professor explora a partilha, questionando sobre o motivo das sensações que o aluno relata, Ex. “ Por que razão se sentiu livre, com medo, triste, limitado?”;


• Procurar no texto a justificação para estes sentimentos, reflectindo sobre o espaço, o tema, o vocabulário e a pontuação;

• Concluir que o escritor tem a capacidade de condicionar as emoções do leitor a partir da escrita;

• Reconhecida a importância do texto e a influência do escritor no leitor, o aluno poderá passar a dialogar com o texto, porque o reconhece como uma entidade diferente da sua pessoa;

• Quando lê, o aluno passa a ter objectivos claros (sabe que pode ser conduzido pelo escritor, opõe a sua vontade deixando de ser um leitor ingénuo);

• Antes de ler, é capaz de inferir o tipo e tema do texto;

• Perante um texto informativo, selecciona, segundo a sua estrutura, a informação que realmente lhe interessa;

• Volta a ler para esclarecer a sua compreensão, construindo o seu próprio texto;

• É capaz de reflectir sobre as suas leituras, por isso consegue exprimir as suas emoções sobre a leitura.


2. Elabore um conjunto de orientações para a leitura literária na sala de aula com os seus alunos. Em contraponto, refira aspectos negativos ou vícios da leitura literária que urge ultrapassar ou evitar. - p. 22.

• O escritor é um cidadão, no meio dos outros cidadãos, que tem um olhar diferente sobre o mundo;

• Para descrever esse Mundo diferente, usa palavras diferentes;

• Para compreendermos o mundo que esse escritor vê, temos de descodificar a sua linguagem;

• A dificuldade do texto literário é a descodificação, mas também é um desafio à criatividade e sensibilidade do leitor;

Aspecto negativo

• Considerar a literatura demasiado afastada da realidade, quando ela resulta afinal das vivências do escritor, numa relação com o mundo que ele idealiza e recria para satisfação própria que partilha com o leitor;

3. O que é um leitor literário competente? Deste conhecimento, dependem as actividades de leitura que propomos aos nossos alunos. Veja os níveis propostos na p. 25 e elabore o perfil dum leitor literário mais competente do que o nível 3 e inversamente um que tem dificuldades de leitura literária.

• Tem consciência dos tempos e das épocas, sabendo contextualizar a época literária no tempo cronológico;

• A partir dessa contextualização, sabe antecipar o livro que pretende escolher;

• Selecciona o autor em função das características das quais lhe interessa usufruir no momento;

• Sabe usufruir do prazer da leitura e da reflexão, partilhando-o com os amigos.