quinta-feira, 17 de junho de 2010

Boas Práticas

Agrupamento de Escolas de Santa Catarina

Há duas docentes do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina a frequentar a formação relativa aos Programas de Português do Ensino Básico, a professora Sílvia Pedro Marques está numa turma destinada a docentes do 3.º ciclo e eu, Melânia Veiga, numa relativa ao 2.º ciclo – ambas as formações decorrem, na vertente presencial, em escolas de Caldas da Rainha.
A Direcção da Escola atribuiu, na componente não lectiva dos horários dos professores, um tempo semanal destinado ao trabalho em grupo, que decorre com os dois ciclos em articulação.
As sessões de trabalho para a preparação da entrada em vigor do novo Programa são orientadas, em simultâneo, pelas coordenadoras da implementação dos 2º e 3º ciclos e destinam-se aos professores que leccionam Português. Salienta-se que, além destes docentes, têm aderido a esta formação outros professores do Departamento de Línguas, dos grupos 210, 220 e 300, que, embora não leccionem esta disciplina no presente ano lectivo, possuem habilitação e sentiram necessidade de se actualizarem com as mais recentes orientações para a língua materna. Existem dez docentes a frequentar a formação.
Estas sessões são quinzenais, às quintas-feiras, e têm a duração de 120 minutos (15h00-17h00). Tiveram já início e decorrerão até ao final do ano lectivo, de acordo com a calendarização que se apresenta:
· 14 de Outubro (quarta-feira); 11 de Novembro (quarta-feira); 26 de Novembro; 07 de Janeiro; 21 de Janeiro - não presencial (plataforma moodle); 4 de Fevereiro; 18 de Fevereiro - não presencial (plataforma moodle); 4 de Março; 18 de Março; 22 de Abril; 6 de Maio; 20 de Maio; 24 de Junho
Salvaguarda-se a possibilidade de existirem, para além das já referenciadas, outras sessões não presenciais, uma vez que o dia previsto pelo agrupamento para os conselhos de turma do 3.º ciclo é a quinta-feira – assim, a existência de reuniões de avaliação intercalares condicionou a realização da sessão de formação presencial. Contudo, considera-se que a plataforma moodle é também um instrumento bastante válido, que possibilita a troca de experiências e de reflexões individuais e a partilha de documentação.
As sessões têm servido, até ao momento, essencialmente para conhecer os Novos Programas e a filosofia que lhes está subjacente. Estamos prestes a entrar numa nova fase, que se relaciona com a anualização dos conteúdos, com a experimentação de actividades propostas pela equipa que construiu os Programas de Língua Portuguesa do Ensino Básico e com a construção de materiais a utilizar na prática lectiva.
Os professores de Língua Portuguesa do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina trabalham de forma colaborativa na descoberta das novas orientações programáticas, apesar de considerarem que o tempo que têm para analisar e conhecer um instrumento tão importante é muito escasso.
Santa Catarina, 22 de Fevereiro de 2010
Melânia Moniz Pereira Henriques Veiga